Verificação de tipos em Ruby

Post movido para: http://blog.guilhermegarnier.com/2008/03/04/verificacao-de-tipos-em-ruby/

Uma das principais características do Ruby é ser uma linguagem dinâmica, o que significa que a tipagem é dinâmica, ou seja, a linguagem permite que uma variável seja usada sem ser previamente declarada, assuma um valor de uma classe qualquer e depois possa ter seu valor alterado para um objeto de outra classe.

Apesar da simplicidade que esta característica traz, freqüentemente precisamos verificar o tipo de classe de uma variável, para termos certeza de que em uma chamada de função não é passada uma variável contendo um objeto de uma classe diferente da esperada, por exemplo. Isto não é necessário em linguagens como C e Java, onde cada variável precisa ser declarada antes do uso, e na declaração é necessário especificar o tipo de variável.

Este artigo apresenta um módulo Ruby chamado Types, que simplifica bastante o trabalho de verificação do tipo de classe passado em cada parâmetro de uma função. É possível, inclusive, verificar se a classe passada implementa um método específico. Qualquer tipo de verificação é feito acrescentando-se uma linha antes da definição da função, eliminando a necessidade de verificarmos o tipo de cada parâmetro no código da função. Não cheguei a testar o módulo ainda, porém, de acordo com o artigo, parece ser uma solução muito simples e flexível para problemas de tipagem.

0 Responses to “Verificação de tipos em Ruby”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




@guilhermgarnier

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Estatísticas

  • 58,044 hits
Linux Counter

%d blogueiros gostam disto: