Gerenciamento de perfis no Firefox

Post movido para: http://blog.guilhermegarnier.com/2009/02/05/gerenciamento-de-perfis-no-firefox/

Recentemente escrevi um post listando as extensões do Firefox para desenvolvedores web que eu recomendo. Outro dia, achei que o meu Firefox estava ficando muito lento. Quando fui verificar, percebi que eu tinha cerca de 30 extensões instaladas! Obviamente, quanto mais extensões instaladas, mais memória o browser utilizará.

Uma dica útil para quem deseja utilizar muitas extensões, mas não tem necessidade de utilizar todas no mesmo momento, é utilizar diferentes perfis. Em cada perfil, você pode instalar extensões diferentes, ou alterar as configurações do browser e instalar temas. Ao executar o Firefox, você pode selecionar o perfil desejado. Para isso, utilize o Profile Manager. Basta executar o Firefox com a seguinte linha de comando:

firefox -profilemanager

Fazendo isto, aparecerá uma janela como a seguinte:

Profile Manager

Profile Manager

Nesta janela, aparecerão todos os perfis existentes, e você pode selecionar o que deseja utilizar. Também é possível criar, renomear e excluir perfis. Desmarcando a opção “Don’t ask at startup”, esta tela do Profile Manager será exibida sempre que o Firefox for executado.

Caso você queira carregar um perfil que já existe em outro diretório, basta criar um novo perfil e selecionar o diretório correspondente. Se o perfil já existir, ele será somente adicionado à lista. Na opção excluir perfil, você pode escolher se deseja realmente excluir os arquivos e diretórios ou somente remover o perfil da lista.

Outra opção de linha de comando bastante útil é o Safe Mode. Caso o Firefox comece a ficar instável após a instalação de alguma extensão, basta executar:

firefox -safe-mode

No Safe Mode, todas as extensões, temas e demais customizações são desabilitadas, permitindo a desinstalação da extensão problemática, se for o caso. Além disso, é possível fazer algumas alterações permanentes, como resetar as preferências e bookmarks de usuários e desabilitar as extensões.

Safe Mode

Safe Mode

Para fazer backup de um perfil, existem várias extensões disponíveis. A que achei mais interessante é o FEBE. Esta extensão permite selecionar especificamente quais itens do perfil você deseja incluir no backup (extensões, temas, bookmarks, configurações, cookies, histórico e outras opções), executar o backup manualmente ou agendar para execução diária, semanal ou mensal, verificar os backups anteriores e outras opções. A opção de restauração de um backup também é seletiva: você pode restaurar somente os itens que desejar ou o perfil completo.

Mais informações sobre o backup de perfis usando o FEBE: Export your Firefox 3.0 full profile to Firefox 3.1 (including all addons, themes, cookies, passwords, etc).

Outra opção para backup de perfis é o Profile Manager and Synchronizer, que ainda é experimental. Não testei esta extensão, mas pela descrição ela não parece ter tantas opções quanto o FEBE, apesar de ter recursos interessantes para sincronizar perfis em diferentes máquinas.

UPDATE: Outro recurso interessante é o parâmetro -no-remote, que permite a execução de duas instâncias do Firefox com perfis diferentes. Basta executar o Firefox com a seguinte linha de comando:

firefox -P profile -no-remote

Onde -P é a forma reduzida do parâmetro -profilemanager e profile é o nome do perfil desejado, conforme aparece no Profile Manager. Este perfil não pode ser o padrão. Para abrir a tela do Profile Manager, basta deixar o nome do perfil em branco:

firefox -P -no-remote

Mais informações:

Obrigado ao Tóin pelas dicas.

5 Responses to “Gerenciamento de perfis no Firefox”


  1. 1 Tóin fevereiro 8, 2009 às 9:53 am

    Aí está do jeito mais complicado: em vez do gigante -profilemanager, pode ser utilizado apenas -P ou –p. Além disso, poderia falar do parâmetro –no-remote, que permite abrir duas instâncias do Firefox, com dois (ou mais) perfis diferentes, ao mesmo tempo.

  2. 2 ggarnier fevereiro 9, 2009 às 6:42 am

    Legal, eu não conhecia esse parâmetro -no-remote. Vou dar uma olhada e atualizar o post. Valeu pela dica!

  3. 4 Márcio abril 24, 2009 às 4:47 pm

    Interessante, no lance de abrir as instâncias, usei para poder dar zoom diferenciado para cada página, pois quando tinha uma unica instância, eu abria várias páginas e tinha que dar zoon´s destintos, ficou show


  1. 1 Gerenciamento de perfis no Firefox Trackback em fevereiro 7, 2009 às 6:00 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




@guilhermgarnier

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Estatísticas

  • 58,044 hits
Linux Counter

%d blogueiros gostam disto: