Problema com múltiplos joins em Criteria

Post movido para: http://blog.guilhermegarnier.com/2009/11/12/problema-com-multiplos-joins-em-criteria/

O Criteria é uma API do Hibernate que facilita muito quando precisamos montar uma query complexa com filtros opcionais. Adicionar restrições ou criar joins com esta API é muito mais simples de gerenciar do que concatenando Strings, como faríamos ao trabalhar com SQL puro.

Apesar das vantagens, o Criteria também tem alguns problemas. O último que encontrei foi ao tentar fazer 2 joins entre as mesmas 2 tabelas. No meu caso, eu tinha no banco as tabelas projeto e historico. A segunda tabela é populada através de uma trigger no banco: sempre que o status do projeto muda, a tabela historico registra o status anterior do projeto com data/hora da mudança. Eu precisava fazer uma query que buscasse um projeto com status “iniciado” num determinado período de datas e com status “finalizado” em outro período. Inicialmente, pensei simplesmente em criar 2 joins entre as tabelas, cada um com um alias diferente e filtrando pelas datas específicas:

Criteria criteria = getSession().createCriteria(Projeto.class);

// Primeiro join
criteria.createCriteria("historicoList", "historicoIniciado", Criteria.LEFT_JOIN)
        .add(Restrictions.eq("historicoIniciado.status", Status.INICIADO.value()))
        .add(Restrictions.ge("historicoIniciado.data", dataIniciadoDe))
        .add(Restrictions.le("historicoIniciado.data", dataIniciadoAte));

// Segundo join
criteria.createCriteria("historicoList", "historicoFinalizado", Criteria.LEFT_JOIN)
        .add(Restrictions.eq("historicoFinalizado.status", Status.FINALIZADO.value()))
        .add(Restrictions.ge("historicoFinalizado.data", dataFinalizadoDe))
        .add(Restrictions.le("historicoFinalizado.data", dataFinalizadoAte));

O código acima, apesar de semelhante ao que eu já havia criado para adicionar outros filtros à query de projetos, fazendo joins com outras tabelas, não funcionava. Tentei retirar um dos joins com a tabela historico e funcionou. Ou seja, o problema estava na criação do segundo join com as mesmas tabelas, mesmo utilizando aliases diferentes. Ao pesquisar este problema, descobri que não é um bug. Na verdade, o Criteria não suporta múltiplos joins para a mesma associação.

Sendo assim, a solução que encontrei para este problema foi criar uma subquery para a tabela historico, utilizando um DetachedCriteria:

DetachedCriteria historicoCriteria = DetachedCriteria.forClass(Historico.class, "historicoIniciado")
        .setProjection(Projections.distinct(Projections.property("projeto")))
        .add(Restrictions.eq("historicoIniciado.status", Status.INICIADO.value()));
        .add(Restrictions.ge("historicoIniciado.data", dataIniciadoDe));
        .add(Restrictions.le("historicoIniciado.data", dataIniciadoAte));
criteria.add(Subqueries.propertyIn("id", historicoCriteria));

Desta forma, apenas um dos joins precisa ser substituído por uma subquery. O outro join pode ser mantido sem problemas.

4 Responses to “Problema com múltiplos joins em Criteria”


  1. 1 Ânderson Soares fevereiro 24, 2010 às 2:48 pm

    Fala meu amigo.

    Não sei se meu problema era semelhante ao seu, mas vou postar uma solução, em que consegui fazer o JOIN entre 4 tabelas.
    Segue:

    Eu tenho as tabelas, vou colocar so os dados que interessam
    – EntrevistadorPesquisa(id, (FK)idPesquisa, (FK)idEntrevistador)
    – Entrevistador(id, (FK)idUsuario, (FK)idNivel)
    – Usuario(id)
    – NivelEntrevistador(id, descricao)
    ps: todos id’s são P.Keys.
    ps: 2, tudo que for CAIXA ALTA a partir de agora é tabela

    Sendo assim, eu acesso a tabela ENTREVISTADOR_PESQUISA, pra saber quais entrevistadores estão relacionados a quais pesquisas.
    Preciso então cruzar essa ultima com ENTREVISTADOR, pra ter os dados do entrevistador. Preciso cruzar ENTREVISTADOR com USUARIO, para eu ter acesso a dados de login, senha, ativo…etc.
    E preciso cruzar ENTREVISTADOR com NIVEL_ENTREVISTADOR, pra saber qual o nivel de cada entrevistador.

    Sendo assim, com o join da forma que eu estava tentando

    session.createCriteria(EntrevistadorPesquisa.class)
    .createCriteria(“entrevistador”)
    .createCriteria(“usuario”);
    .createCriteria(“nivelEntrevistador”)

    eu teria meus dados não mão, correto?
    NÃO, ERRADO.

    Como vc disse, por padrão o hibernate não deixa eu fazer isso, pois consome muita memória, por muitas vezes atoa.

    Pois então é preciso mudar a propriedade @ManyToOne da tabela Entrevistador, de LAZY para EAGER.

    Sendo assim, só mudei minha configuração:
    – @ManyToOne(fetch = FetchType.EAGER)
    @JoinColumn(name = “ID_USUARIO”, nullable = false)
    public Usuario getUsuario() {
    return this.usuario;
    }

    – @ManyToOne(fetch = FetchType.EAGER)
    @JoinColumn(name = “ID_NIVEL”, nullable = false)
    public NivelEntrevistador getNivelEntrevistador() {
    return this.nivelEntrevistador;
    }

    e obtive sucesso na minha consulta.

    O que achou? O problema era semelhante mesmo? Espero que tenha sido útil a resposta
    Aguardo uma resposta por email, pra gente trocar idéia. Obrigado e até mais.

    • 2 ggarnier março 1, 2010 às 8:37 am

      Ânderson, se eu entendi bem, acho que não é o mesmo caso. No exemplo que eu citei, eu tinha 2 tabelas e precisava fazer 2 joins entre elas. No seu caso são várias tabelas diferentes, e isso o Hibernate suporta bem.

      Só uma observação: o FetchType.EAGER não deve ser usado em relacionamentos OneToMany, pois cada vez que você buscar um registro, buscará também uma lista de elementos da outra tabela, o que pode provocar um impacto considerável no desempenho da sua aplicação.

  2. 3 Ânderson Soares março 1, 2010 às 9:16 am

    Sim. Nesse caso, o EAGER soloucionou bem meu caso, ou existe alguma forma melhor?

  3. 4 ggarnier março 9, 2010 às 3:27 pm

    No seu caso não há problema, pois o EAGER foi colocado no @ManyToOne. O problema é quando ele é usado no @OneToMany, ou seja, na outra ponta do relacionamento, onde o EAGER faria com que um select buscasse também uma lista de objetos da outra entidade.


Deixe uma resposta

@guilhermgarnier

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Estatísticas

  • 58,044 hits
Linux Counter

